Páginas

31 de maio de 2011

Recolha de opiniões (Continuação)


Durante a hora de almoço continuamos a recolher opiniões sobre a obra "É um livro" de Lane Smith. Da recolha de hoje destacamos estas declarações:

"Acho que é um livro muito interessante porque o burro está muito habituado às tecnologias, enquanto o macaco prefere ler um bom livro." - Ricardo Neto (6º ano)

"É muito interessante, mostra como as pessoas hoje em dia não sabem o que é um livro, só sabem o que é a Internet..." - Cátia Anselmo (9º ano)

"Assim vemos como as pessoas se ligam mais às novas tecnologias do que aos livros e, por vezes, quando começam a ler, ficam tão entusiasmados que têm de ler até ao fim. Mais tarde ligam-se de tal maneira aos livros que adoram a leitura, o que é muito bom. Por isso, nem sempre nos devemos agarrar aos jogos, ao computador, e dizer que ler é uma "seca". Hoje em dia os jovens só ligam aos computadores. Ao mesmo tempo que lemos estamos a aprender, hoje em dia é assim, sim, porque eu estou aqui a dar opinião mas ler não é comigo. Este livro é um excelente exemplo para várias pessoas, gostei muito." - Ana Caldeira (9º ano)

"É um livro giríssimo, com um burro que só conhece a tecnologia e um macaco que adora livros. Tenho a dar os parabéns ao Lane Smith." - João Pedro Magro (5º ano)

30 de maio de 2011

Um filme e uma prenda


A professora bibliotecária deslocou-se hoje à EBI c/JI de Ammaia para, durante uma aula com a professora Fernanda Fernandes, explorar com os alunos do 5º ano o filme que os colegas da EBI c/JI Dr. Manuel Magro Machado produziram. Depois de terem ficado a conhecer o funcionamento e organização de uma biblioteca integrada na Rede de Bibliotecas Escolares, os alunos de 5º ano da EBI c/JI de Ammaia receberam um presente especial...


A professora bibliotecária entregou a cada um dos alunos um livro da colecção "Uma Aventura". O conjunto de livros foi enviado pelo Plano Nacional de Leitura, trata-se da iniciativa "Ler+ para vencer". Só agora entregámos os livros porque a Escola não tinha ainda recebido a quantidade necessária para oferta de um exemplar a todos os alunos que entram no 5º ano de escolaridade pela primeira vez.


Todos os alunos receberam o seu livro com um sorriso no rosto!


Assim que receberam os livros, os alunos sentaram-se ou encostaram-se e, por iniciativa própria, começaram  a ler com entusiasmo.

Antes de dar por terminada esta actividade, a professora bibliotecária ouviu uma proposta de trabalho feita pelo delegado de turma, o Miguel Nunes. É uma ideia bastante interessante e dela falaremos daqui por alguns dias!

Recolha de opiniões


Este livro está desde sexta-feira na BE da EBI c/JI Dr. Manuel Magro Machado. Propriedade da professora bibliotecária, foi deixado numa das mesas para despertar a curiosidade dos utilizadores da biblioteca. Ao lado do livro, folhas de papel convidam ao registo de opiniões. Já temos várias e, entre elas, destacamos as seguintes:

"Eu acho este livro muito interessante porque desperta a atenção às pessoas que só se interessam pela tecnologia de hoje em dia." - Tiago Amador (4º ano)

"Eu gostei do livro, faz as pessoas saberem o interesse da leitura e dos livros. É muito criativo este livro. Gostei muito." - Bruno Veteriano (4º ano)

"Eu gostei de ler o livro porque o livro é uma maneira de dizer às pessoas que um livro é um livro e que nada o substitui." - Madalena Carita (6º ano)

Para todos os que ficaram curiosos sobre o livro e ainda não tiveram oportunidade de o ter nas mãos para folhear à vontade, deixamos aqui o trailer:

27 de maio de 2011

Novo portal da Rede de Bibliotecas Escolares


O novo portal da RBE permite encontrar cada biblioteca escolar e ter acesso a alguns dados. É ainda possível colocar 3 actividades desenvolvidas, uma pequena montra do trabalho que se faz diariamente. O espaço da BE de Marvão está já actualizado!

Para aceder basta clicar na imagem!

25 de maio de 2011

Sessão de poesia pelas vozes do 2º ano

Não podíamos deixar de assinalar o "Dia do Autor Português - 22 de Maio" e estivemos hoje com os alunos do 1º ciclo na Biblioteca Escolar da EBI c/JI Dr. Manuel Magro Machado para uma sessão de declamação poética. 
Começámos logo pela manhã com um ensaio na sala de aula, depois do almoço houve ensaio na biblioteca e a actividade teve início às 14 horas. Com o apoio da professora Alda Palmeiro e da professora bibliotecária, recorrendo ao microfone montado pelo senhor António Gonçalves (assistente operacional), os alunos do 2º ano apresentaram poemas, engraçados e todos eles de autores portugueses, aos colegas de 1º, 3º e 4º anos.
E terminámos desta forma:

"A nossa escola é um jardim"

O departamento curricular de ensino Pré-escolar lançou o concurso "A nossa escola é um jardim", desafiando os interessados para a criação e exposição de trabalhos que embelezem a escola e sejam feitos através da reutilização de materiais. A professora bibliotecária (Paula Morgado), a assistente operacional da BE (Nádia Mimoso) e os cinco alunos colaboradores da biblioteca escolar da EBI c/JI Dr. Manuel Magro Machado (Bárbara, Bernardo, Carina, Madalena e Maria) inscreveram-se e começaram hoje a fazer o trabalho que será exposto à porta da biblioteca. Estamos a usar esferovite oferecido pela loja do Senhor Casimiro, arame de jardinagem oferecido pelo pai da Madalena, restos de fotocópias oferecidos pela reprografia da escola, restos de tintas das alunas colaboradoras e um cilindro de cartão que estava guardado no arquivo da BE. Não dizemos o trabalho que estamos a fazer, claro!