Páginas

13 de junho de 2011

Substituição --> Biblioteca --> Fernando Pessoa

Decorreu hoje na Biblioteca Escolar da EBI c/JI Dr. Manuel Magro Machado mais uma aula de substituição com a professora bibliotecária e alunos do 7º A.


Propositadamente, esta aula teve início junto dos computadores. Aí, a professora bibliotecária questionou os alunos acerca do dia 13 de Junho. Que efeméride se assinala nesta data?


A página inicial do Google deu-nos uma bela ajuda: 123º aniversário de Fernando Pessoa.


Fomos até à Wikipédia e relembrámos alguns factos sobre o poeta Fernando Pessoa.


Passámos para outra zona da BE e os alunos sentaram-se em círculo. A professora bibliotecária mostrou um livro especial adquirido em Dezembro, "Fernando Pessoa - Dito por Sinde Filipe".


Com a ajuda do leitor de CDs e deste audiolivro ouvimos três poemas de Fernando Pessoa pela voz de Sinde Filipe.


A audição dos poemas foi feita com os olhos fechados...


Alongámos um pouco mais o diálogo sobre o último poema que ouvimos.


Em seguida, a professora bibliotecária propôs aos alunos do 7º ano que reflectissem sobre o que significa ser poeta. No final da aula de substituição surgiram os trabalhos que se seguem:


Poem As

O jardim da BE

Há uns dias divulgámos no blogue um concurso proposto pelo Departamento de Educação Pré-escolar, "Vamos fazer da nossa escola um jardim", e informámos que a Biblioteca Escolar da EBI c/JI Dr. Manuel Magro Machado estava inscrita com um grupo formado pela professora bibliotecária, pela assistente operacional da BE e pelos cinco alunos colaboradores (Bárbara, Bernardo, Carina, Madalena e Maria).

O Jardim da BE
E aqui está o nosso trabalho, já terminado e exposto, a que demos o nome "O Jardim da BE".


As flores... são livros!


Os pássaros... são livros!



Está ou não está bonito?

10 de junho de 2011

Queres ler o NOVE?


E se, de repente, alguém te dissesse que há uma nova aventura do Vampiro Valentim à tua espera na Biblioteca Escolar da EBI c/JI Dr. Manuel Magro Machado? 


A partir de segunda-feira podes requisitar o livro 9. É ou não uma boa notícia?

7 de junho de 2011

Um livro sobre animais

No passado ano lectivo, em articulação com o Departamento de Matemática e Ciências Experimentais, decorreu o concurso de identificação de espécies do Parque Natural da Serra de São Mamede. Ao longo dos três períodos, o Luís, aluno que nessa altura estava no 4º ano, foi-se destacando entre todos os concorrentes e acabou por ficar em 1º lugar. Um dos prémios que recebeu durante o ano lectivo foi uma enciclopédia sobre animais, tema que bastante lhe agrada. Ontem, o Luís foi ter connosco à Biblioteca Escolar para nos contar que, durante o Verão passado, fez o seu próprio livro de animais. Tirou informações da enciclopédia que ganhou, procurou imagens aqui e ali e fez um livro para oferecer à BE da EBI c/JI Dr. Manuel Magro Machado. Aceitámos, claro!


Acompanhado pelo colega João, foi hoje entregar o livro e mostrou-o à professora Fernanda Rosa (Ciências do 3º ciclo), que estava também na BE.


A escolha dos animais e das imagens é bastante interessante, prova do interesse que o Luís tem por este tema.


A pedido do aluno, o livro está em exposição na BE e os utilizadores deste espaço podem deixar a sua opinião sobre o trabalho do Luís.


A apreciação do livro já começou hoje, durante uma muito movimentada hora de almoço na BE, e vai continuar nos próximos dias.

6 de junho de 2011

Recolha de opiniões 3

Lane Smith

Fizemos hoje nova recolha de opiniões sobre a obra "É um livro" do escritor e ilustrador Lane Smith. Deixamos estas:

"Descobri que este autor tem um sentido de humor muito bom e que os burros não são tão burros... Adorei o livro." - António Valdemar (7º ano)


"Achei o livro muito interessante, pois ficamos a entender as diferenças entre os livros e os computadores." - Ana Costa (7º ano)


"Eu adorei muito, muito, muito. E gostava que continuassem a escrever livros, mas muitos livros, giros como este." - Joana Vieira (3º ano)

Juno


Em duas aulas de substituição, com a professora bibliotecária, os alunos do 7º ano da EBI c/JI Dr. Manuel Magro Machado assistiram na Biblioteca Escolar ao filme "Juno". Hoje, aula em que terminaram de ver esta história, o Bernardo recolheu algumas opiniões dos colegas e elaborou um texto.

O filme é interessante para a minha idade. Ele trata muitos assuntos mas trata em especial um assunto bastante sério, a gravidez precoce. É uma situação que cada vez acontece mais. Este assunto deve ser tratado na escola para não cometermos erros como este que a Juno cometeu. No filme também se fala no aborto e na adopção. Eu vi o filme na B.E., mas este assunto também foi tratado no âmbito de Formação Cívica. Por termos tratado este tema na Formação Cívica ficámos mais alertados para o perigo que se corre sem contraceptivos, mais vale prevenir.
Bernardo 
7ºA

2 de junho de 2011

Museus do Mundo

É mais uma iniciativa "Google"! Para visitar parcialmente um museu, basta seleccionar o nome entre os vários apresentados na grelha inicial da página. Depois... é ver os compartimentos e as obras de arte que neles se encontram expostas. Quem quiser começar imediatamente as visitas só precisa de clicar sobre esta imagem ou procurar o link "Museus do Mundo" na barra lateral do blogue, secção "Para aprender".
Deixamos ainda um vídeo que ajuda a perceber como se faz uma visita virtual neste mundo da arte disponibilizado pelo motor de busca "Google".