Páginas

1 de outubro de 2011

Requisição domiciliária - Estatística

Biblioteca Escolar da EBI c/JI Dr. Manuel Magro Machado

ALUNOS
É bem verdade que os nossos alunos do 1º ano têm sido utilizadores interessados e frequentes, mas o nosso leitor com mais requisições é alguém que, desde o seu 1º ano de escolaridade (e 1º ano de funcionamento da BE), se tem revelado uma excelente leitora. Querem saber quem é?

LILIANA ROSA
(Aluna do 4º ano)

Quanto ao documento mais requisitado, temos de confessar que não é surpresa nenhuma e acrescentamos que o escritor Álvaro Magalhães continua a encantar com os seus livros. Já adivinharam? Se não chegaram lá com esta pista, deixamos a capa da obra...

(Durante o mês de Outubro o número 11 desta colecção estará à venda e, claro, disponível na biblioteca!)

***

PROFESSORES

Também os professores têm utilizado documentos da biblioteca para utilizar nas suas aulas. No mês de Setembro foram apenas 18 as requisições, destacando-se a professora Ana Reis, docente de EMRC. Não referimos o nome do documento mais requisitado porque nenhum se repete nas estatísticas.

***

FUNCIONÁRIOS
Não houve requisições feitas pelos funcionários da Escola.

Na próxima semana divulgamos a estatística referente à biblioteca escolar da EBI c/JI de Ammaia!

27 de setembro de 2011

Quem se apresenta?

Por sugestão do professor Manuel Graça, elemento da equipa da Biblioteca Escolar, até ao final do ano lectivo daremos destaque a um escritor e apelaremos à participação (de alunos do 3º ciclo, professores e funcionários das duas escolas) num desafio de escrita. Para o mês de Setembro a escolha incidiu sobre António Lobo Antunes, coincidentemente autor em destaque na edição nº 1069 do Jornal de Letras, Artes e Ideias.


À porta da BE da EBI c/JI Dr. Manuel Magro Machado estão já expostos os textos elaborados pelo professor Manuel Graça para a actividade "O escritor apresenta-se".


Como não podia deixar de ser, divulgamos aqui no blogue a informação sobre António Lobo Antunes!

Fica também a proposta do professor Manuel Graça. Participem e poderão receber um prémio no final do 1º período, na festa de Natal do Agrupamento!


Desafio

Queremos lançar-vos um desafio!
Julgamos que aliciante, pois a escola é o local mais apropriado para o confronto e debate saudável de ideias. Veículo ideal para a transmissão do conhecimento. Um espaço de crítica e também de grande generosidade.
Pois, assim sendo, aqui vai o desafio para toda a comunidade escolar (pais, professores, alunos e funcionários): escolham a citação com a qual estejam ou não mais de acordo e façam a vossa defesa como só vós sabeis argumentar e entreguem-na à Professora Bibliotecária.
À melhor defesa eleita dentre as de cada período, por um júri abalizado, será atribuído um prémio surpresa. O texto eleito, como não poderá deixar de ser, será dado a conhecer nas duas escolas do agrupamento e pelos canais habituais.

22 de setembro de 2011

"Visita de Estudo" à Biblioteca Escolar

Tradição é tradição! E uma das nossas tradições, aqui na Biblioteca Escolar da EBI c/JI Dr. Manuel Magro Machado, é convidar os alunos do 1º ano a passar uma tarde connosco para conhecer todos os cantinhos da BE. Na verdade, desde que iniciaram o ano lectivo, quase todos os meninos e meninas deste grupo visitam autonomamente a Biblioteca diariamente. É muito bom!

Chegaram às 13h15 minutos e foram recebidos pela professora bibliotecária.

Acompanhados pela professora Ludovina Portilheiro, entraram na BE e conheceram o objectivo da ida à BE nessa tarde.

Em cada uma das zonas da BE conheceram as regras, responderam a questões e colocaram dúvidas.

Fomos parando nos vários espaços da Biblioteca e conversando sobre a sua utilidade.

Encontrámos o cantinho onde as estantes, as cadeiras e a mesa são mais baixas que as restantes da nossa BE. É o cantinho da Literatura Infantil.

O cantinho das televisões, já bem conhecido destes pequenos utilizadores da BE, deu para uma longa conversa.

Terminada a visita guiada, fomos sentar-nos e conversámos sobre livros.
Alguns são grandes e pesados, outros pequenos e leves!

Folheámos alguns dos livros expostos junto da professora Paula Morgado e demos mais atenção à obra "Gosto de ler!", um pop-up de Katie Saunders. A partir deste livro, a professora Paula entrevistou cada um dos alunos do 1º ano e descobriu os seus hábitos de leitura, alguns bem engraçados!

(É preciso clicar na imagem para aumentar o tamanho!)

Depois da entrevista, com a ajuda da obra "Oh!" de Josse Goffin, os alunos do 1º ano descobriram que sabem ler livros apesar de não saberem ainda escrever e ler textos. Concluíram, depois de terem inventado uma história fantástica para as ilustrações desta obra, que podemos usar a nossa imaginação quando queremos ler desenhos.

Mesmo antes de regressar à sala de aula com a professora Ludovina Portilheiro, cada aluno recebeu o cartão de utilizador da Biblioteca Escolar. 
À saída, a Mariana despediu-se com uma gentileza:

"A visita de estudo à Biblioteca foi divertida."

19 de setembro de 2011

Novidades da escritora Sandra Carreiros

A escritora Sandra Carreiros ofereceu à Biblioteca Escolar da EBI c/JI Dr. Manuel Magro Machado, em 2010 / 2011, um exemplar do seu livro "Livro do Dia e da Noite - A União de Dois Mundos". Durante esse ano lectivo propôs-nos um desafio, que aceitámos, e a aluna Maria Fernandes foi uma das vencedoras no concurso.
Para o presente ano lectivo, 2011 / 2012, a autora Sandra Carreiros propõe um novo desafio em torno da mesma obra. Leiam o livro se ainda não o fizeram, identifiquem as figuras ou objectos, escrevam uma frase original para casa ilustração e habilitem-se a ganhar 15 euros oferecidos pela escritora.


18 de setembro de 2011

Notícia diferente mas muito boa!

Não podíamos deixar de divulgar este momento tão bonito...
A Nádia Mimoso, assistente operacional da Biblioteca Escolar da EBI c/JI Dr. Manuel Magro Machado, teve o seu bebé Tomás na sexta-feira.
Desejamos à família muitas felicidades!

6 de setembro de 2011

AVISO


Avisam-se todos os alunos e respectivos Pais / Encarregados de Educação que o ano lectivo 2011 / 2012 terá início a 12 de Setembro de 2011, às 9.30 horas, em ambas as Escolas do Agrupamento.
A Câmara Municipal de Marvão fará o transporte. Os alunos deverão esperar, com a devida antecedência, nos locais habituais. Cerca das 12.00 horas, será realizado o transporte de regresso.

Portagem, 5 de Setembro de 2011

O Director,
José Maria Pires Gonçalves

1 de setembro de 2011

Apresentação de alunos e professores

Ilustração de Philippe Behá
A recepção aos alunos terá lugar, em cada uma das duas escolas do Agrupamento de Marvão, pelas 9h30 do dia 12 de Setembro.

Desejamos a todos os alunos, professores, funcionários e encarregados de educação...
... um produtivo e feliz ano lectivo 2011/2012!