Páginas

25 de outubro de 2011

Como foi por aqui o DIBE

Na Biblioteca Escolar da EBI c/JI Dr. Manuel Magro Machado comemorou-se o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares (24 de outubro) junto dos alunos de 1º, 2º, 3º, 4º, 5º, 6º e 7º anos. Em três sessões, os nossos alunos do 6º ano apresentaram uma pequena peça de teatro retirada da obra "O ciclo do livro", das autoras Cristina Quental e Mariana Magalhães.



Depois de um questionário, a que o público do 1º ciclo respondeu com grande correção, foi apresentado o ciclo do livro.

Ao público de 5º e 7º anos foi proposto um momento de reflexão.


Fica um outro vídeo de uma parte da atuação dos alunos do 6º ano. Estão todos de parabéns!

20 de outubro de 2011

Livros de sempre... em formato diferente

Hoje, na BE da EBI c/JI Dr. Manuel Magro Machado, recebemos a visita dos alunos do 1º ano e da professora Ludovina Portilheiro.
Estes simpáticos meninos foram recebidos pela professora bibliotecária e pelo Bernardo, aluno colaborador da BE. 
Iniciámos o projeto "Livros de sempre... em formato diferente". Mensalmente, esta turma irá à BE para conhecer uma obra da biblioteca de livros digitais do Plano Nacional de Leitura e aceitar o desafio proposto no final de cada livro.
Hoje foi assim:


Deixamos também o final feliz que estes meninos e meninas quiseram dar à história "A princesa malcriada", da autora Mariana Magalhães...


Um fim feliz
Um dia apareceu um príncipe que vinha de um palácio mágico, montado num cavalo. Fez-se de noite e o príncipe do castelo mágico parou no palácio da princesa malcriada e pediu à rainha para dormir lá.
Depois parou de chover e o príncipe disse:
- Vou-me embora, mas primeiro vou ao jardim.
Chegou ao lago e viu uma rã. E disse assim:
- Uma rã com coroa? Hum... Vamos ver...
Aproximou-se da rã, observou-a bem e disse:
- Já sei o que é... Será uma princesa?! Em apuros?! Encantada!!!
A rã falou:
- Podes dar-me um beijinho para eu voltar a ser princesa? Por favor...
O príncipe aceitou.
- Está bem, porque tu és educada.
Deu-lhe um beijinho e perguntou-lhe o seu nome. A princesa transformou-se e apresentou-se:
- Eu sou a princesa Bonita.
O príncipe apresentou-se também.
- Eu sou o príncipe Formoso.
E desde esse dia a princesa nunca mais foi malcriada, tornou-se boazinha e muito amiga do príncipe Formoso. Pediu desculpa ao mágico!
1º ano

Produção em contra-relógio


Os alunos do 6º ano da EBI c/JI Dr. Manuel Magro Machado voltaram hoje à Biblioteca Escolar, durante a aula de Estudo Acompanhado, para continuar um pequeno projeto que têm entre mãos.


E houve produção contra-relógio!


Durante a parte da tarde, os mesmos alunos voltaram à BE para mais um ensaio...

Animais de estimação


Também a Joana Vieira, aluna do 4º ano e utilizadora frequente da Biblioteca Escolar da EBI c/JI Dr. Manuel Magro Machado, se juntou à colega Liliana Rosa para ler os livros da caixa "A grande aventura" e escrever textos curtos que a professora bibliotecária publica no blogue da BE.
A Joana veio requisitar uma dessas histórias, "Animais de estimação", e hoje pela manhã entregou o seu resumo e uma bonita ilustração.

(Clicar na imagem para aumentar o tamanho!)

Obrigada, Joana! O teu trabalho está muito bonito!

19 de outubro de 2011

Era uma árvore...

A Liliana Rosa, aluna do 4º ano, acabou a leitura de outra história da caixa "A grande aventura". Escreveu um pequeno texto para publicação no blogue.

Era uma árvore
Era uma árvore que vivia sozinha.
Tinha uma copa, era alta de tronco, de longe em longe via os passarinhos. Às vezes iam para a sombra da árvore e contavam-lhe muitas coisas.
A árvore no inverno ficava sem folhas, então ia entristecendo porque os passarinhos não se vinham abrigar.
Certo dia começaram a fazer obras ao pé da árvore, era uma estrada.
Um engenheiro e um capataz perguntaram:
- O que se faz à árvore? Deita-se abaixo?
A árvore começou a tremer e o engenheiro respondeu:
- Não, a árvore não estorva.
Muito barulho se ouvia naquele lugar e a árvore sentiu falta do silêncio.
Querem mais uma história?
Então, vão comprá-la à Dona Vitória!
Liliana Rosa
(4º ano)

17 de outubro de 2011

A história destas histórias


A história destas histórias começa lá atrás, no ano passado.
Por altura de escolher manuais para o ano de 2011 / 2012, uma das editoras enviou esta caixinha a acompanhar os livros para o 1º ciclo. A então Coordenadora de Estabelecimento, Ludovina Portilheiro, ofereceu à Biblioteca Escolar da EBI c/JI Dr. Manuel Magro Machado, a caixa com as dez histórias de autores sobejamente reconhecidos. E muito lhe agradecemos o gesto!
A Liliana Rosa, aluna do 4º ano e que foi a melhor leitora do passado mês de Setembro, reparou nesta deliciosa caixa durante a semana anterior, abriu-a, analisou muito bem o seu conteúdo e escolheu uma primeira história. Ou não fosse ela uma excelente leitora e presença assídua na nossa BE!


Hoje, durante a hora de almoço, devolveu o livro que requisitou, "Malditas Bruxas!", e a professora bibliotecária fez-lhe um desafio... Empreendedora como é, leitora empenhada, a Liliana aceitou ir lendo cada um dos 10 livros da caixa "A Grande Aventura", escrever um pequeno texto sobre essas histórias e, no final do desafio, escolher a que mais gostou e dizer-nos porquê.


E lá esteve a Liliana, durante a sua hora de almoço, na BE, para escrever o texto sobre a primeira história que leu. De acordo com o que combinámos com esta simpática aluna, publicamos aqui no blogue o seu trabalho.

MALDITAS BRUXAS
Sabem por que é que existe o Dia das Bruxas?
Eu vou-vos contar toda a história...
Há muito tempo que o clube das fadas existia. As fadas começavam todas em F, elas estavam a recolher assinaturas ao pé dos outros clubes também de fadas. Estava a correr tão bem quando as bruxas souberam da ideia e começaram a gritar:
- Não há direito! Essas pacóvias, essas piegas, essas meladas de asas de melgas, que direitos têm a mais que nós?
Os gritos das bruxas assanharam os gatos e eriçaram os cactos. Elas invadiram os salões de beleza e olhem o que fizeram:
taparam as verrugas com cremes
puseram dentes postiços
pintaram-se
pentearam-se
maquilharam-se
E ainda se meteram pelo meio da manifestação de fãs das fadas. E disseram:
- Nós é que somos as fadas, as fadas, as fadas...
E dizendo isto tanta vez deitavam muitos perdigotos pela boca. Riscaram o dia das fadas e escreveram o dia das bruxas. Transformaram uma das fadas em sapo.
Por isso é que existe o dia das bruxas.

Liliana Rosa
(4º ano)

"Prémios Mais Alentejo 2011"

A nossa colega de Língua Portuguesa, Teresa Simão, foi nomeada para os "Prémios Mais Alentejo 2011", promovidos pela revista Mais Alentejo, para a categoria "Mais Literatura".
O vencedor será aquele que tiver mais votos. Para o efeito, pedimos a vossa ajuda para que, até ao final deste mês, enviem um mail para

premios2011.maisalentejo@gmail.com

e digam que votam em Teresa Simão para a categoria "Mais Literatura".
Ajudem a nossa colega e ajudem também a promover o Alto Alentejo, região a que Teresa Simão tem dedicado muito do seu tempo de investigação.