Páginas

31 de outubro de 2011

Halloween 2011

Lançámos recentemente um desafio aos alunos do Agrupamento de Escolas de Marvão: um concurso de curtas a propósito do Halloween. Prometemos apresentá-las na Biblioteca Escolar durante o dia de hoje e escolhemos a hora de almoço. Claro que tínhamos de alterar "a decoração" da BE para um momento tão especial e foi o que aconteceu pelas mãos fantásticas e inegável profissionalismo do professor de EVT (e elemento da equipa da BE), Pedro Ramalho. Belíssimo trabalho!


Quanto aos filmes produzidos pelos alunos, pelo muito empenho da parte das crianças e dos encarregados de educação, queremos publicá-los todos aqui no blogue. Queremos ainda deixar um agradecimento especial à Ana Maria Vidal, assistente operacional da papelaria da EBI c/JI Dr. Manuel Magro Machado, por ter colaborado na produção de um dos filmes e por ter feito um excelente trabalho.

O AMIGO FANTASMA


DOÇURA OU TRAVESSURA






30 de outubro de 2011

Formação de utilizadores... informal (e bem sucedida)!

A EBI c/JI Dr. Manuel Magro Machado tem uma nova aluna. Chama-se Ariedna e veio de Angola para frequentar o 1º ano de escolaridade.
Entrou na Biblioteca Escolar na passada sexta-feira, durante o intervalo da manhã, e na companhia da sua nova professora, Ludovina Portilheiro. Trazia alguns colegas e foram eles que lhe mostraram a BE. Foi um momento de formação informal de utilizadores. E resultou porque, à hora de almoço, a Ariedna voltou à Biblioteca Escolar.
Fez um bonito desenho que deixou na BE e será afixado, com outros que já temos, na parede junto do balcão de atendimento. 
Desejamos-te um bom ano na nova escola, Ariedna!

Um bom exemplo de trabalho colaborativo

Na passada quinta-feira a professora bibliotecária foi convidada pela educadora Teresa Reis para assistir a uma iniciativa que teve lugar na sala de educação pré-escolar da EBI c/JI Dr. Manuel Magro Machado.
Maria Clotilde, bisavó de uma menina da sala de educação pré-escolar, foi contar duas histórias a este grupo de alunos.
Começou por contar a história da sua família e foi colando fotografias na árvore genealógica preparada pela educadora Teresa Reis. Depois contou a história imaginada de um coelho. 
No final todos os meninos e meninas receberam um miminho e agradeceram com uma canção.

28 de outubro de 2011

Já chegou à Biblioteca Escolar!!!


"A porta abriu-se e entrou um homem baixo e enfezado, com os ossos da cara salientes. Tinha um leve sorriso, enigmático, que arrepiava."

Promete!
E é só requisitar, levar para casa e ler.

26 de outubro de 2011

Uma outra versão

Também na biblioteca escolar da EBI c/JI de Ammaia se assinalou o Dia Internacional da Biblioteca Escolar. Tal como na EBI c/JI Dr. Manuel Magro Machado, foi apresentada a peça "Alvoroço na Biblioteca" por alunos do 6º ano, que quiseram acrescentar mais personagens e ainda alteraram o final.

Na EBI c/JI de Ammaia esta atividade foi organizada pelas professoras Fernanda Fernandes e Carla Salgueiro, ambas elementos da equipa da BE.
Agradecemos aos professores e alunos que, durante os intervalos, quiseram ir assistir a esta peça de teatro.

25 de outubro de 2011

Como foi por aqui o DIBE

Na Biblioteca Escolar da EBI c/JI Dr. Manuel Magro Machado comemorou-se o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares (24 de outubro) junto dos alunos de 1º, 2º, 3º, 4º, 5º, 6º e 7º anos. Em três sessões, os nossos alunos do 6º ano apresentaram uma pequena peça de teatro retirada da obra "O ciclo do livro", das autoras Cristina Quental e Mariana Magalhães.



Depois de um questionário, a que o público do 1º ciclo respondeu com grande correção, foi apresentado o ciclo do livro.

Ao público de 5º e 7º anos foi proposto um momento de reflexão.


Fica um outro vídeo de uma parte da atuação dos alunos do 6º ano. Estão todos de parabéns!

20 de outubro de 2011

Livros de sempre... em formato diferente

Hoje, na BE da EBI c/JI Dr. Manuel Magro Machado, recebemos a visita dos alunos do 1º ano e da professora Ludovina Portilheiro.
Estes simpáticos meninos foram recebidos pela professora bibliotecária e pelo Bernardo, aluno colaborador da BE. 
Iniciámos o projeto "Livros de sempre... em formato diferente". Mensalmente, esta turma irá à BE para conhecer uma obra da biblioteca de livros digitais do Plano Nacional de Leitura e aceitar o desafio proposto no final de cada livro.
Hoje foi assim:


Deixamos também o final feliz que estes meninos e meninas quiseram dar à história "A princesa malcriada", da autora Mariana Magalhães...


Um fim feliz
Um dia apareceu um príncipe que vinha de um palácio mágico, montado num cavalo. Fez-se de noite e o príncipe do castelo mágico parou no palácio da princesa malcriada e pediu à rainha para dormir lá.
Depois parou de chover e o príncipe disse:
- Vou-me embora, mas primeiro vou ao jardim.
Chegou ao lago e viu uma rã. E disse assim:
- Uma rã com coroa? Hum... Vamos ver...
Aproximou-se da rã, observou-a bem e disse:
- Já sei o que é... Será uma princesa?! Em apuros?! Encantada!!!
A rã falou:
- Podes dar-me um beijinho para eu voltar a ser princesa? Por favor...
O príncipe aceitou.
- Está bem, porque tu és educada.
Deu-lhe um beijinho e perguntou-lhe o seu nome. A princesa transformou-se e apresentou-se:
- Eu sou a princesa Bonita.
O príncipe apresentou-se também.
- Eu sou o príncipe Formoso.
E desde esse dia a princesa nunca mais foi malcriada, tornou-se boazinha e muito amiga do príncipe Formoso. Pediu desculpa ao mágico!
1º ano