29 de outubro de 2012
26 de outubro de 2012
Aula de Inglês na BE
Aula de Inglês - 45 minutos. Turma de 5º ano. Tema: "Halloween".
1ª fase - Leitura de uma página Wiki sobre as origens do "Halloween"
2ª fase - Audição de vocabulário e de uma canção em língua inglesa disponível no YouTube.
3ª fase - Exploração de jogos de vocabulário sobre o tema já referido.
Turma de 6º ano.
Metodologia e duração da aula idênticas.
Um dos jogos que os alunos exploraram. Neste, é preciso seguir as instruções que vão aparecendo escritas em língua inglesa.
Deixamos os links acedidos durante estas aulas:
24 de outubro de 2012
Sábios como camelos
Também ontem, logo depois da actividade com o 2º ano, tivemos na Biblioteca Escolar uma aula de substituição imprevista. Depois de dialogar com o professor responsável pela substituição, recebemos os alunos do 5º ano e apresentámos a proposta de trabalho.
Enquanto três alunos preparavam a leitura de um texto, os restantes quatro pensavam na história que estaria por trás do título divulgado pela professora bibliotecária. E foi por aí que começámos, ouvimos as histórias improvisadas pelos alunos. Uma das alunas contou a sua história improvisada durante 15 minutos, uma longa história! Passámos à leitura do texto e concluiu-se que nenhuma das histórias improvisadas se aproximava da verdadeira.
Os alunos foram então fazer uma pesquisa sobre elementos da história lida. Como era um grão-vizir? Vamos relembrar as cores dos camelos e do deserto... E uma tempestade de areia?
Seguiu-se a produção para a continuação da actividade que envolverá outras turmas.
Texto: "Sábios como camelos" - José Eduardo Agualusa
Numa noite muito escura...
Ontem os alunos do 2º ano foram à Biblioteca Escolar com a professora Ludovina Portilheiro. Arrumámos o espaço junto ao quadro interactivo para recebermos confortavelmente as 12 crianças. Por solicitação da professora titular desta turma, preparámos uma sessão de leitura. A obra, escolhida em conjunto pela professora bibliotecária e pela professora titular da turma, foi "Numa noite muito escura".
Chegaram...
Instalaram-se...
E conheceram o autor/ilustrador da obra, Simon Prescott.
A estratégia foi mostrar apenas as ilustrações, sem texto, e "ler" em silêncio cada uma das páginas. Depois houve lugar para a troca de impressões. Cada um contou o que leu nas imagens, respondendo a perguntas feitas pela professora da turma e pela professora bibliotecária.
Após termos descoberto esta história fabulosamente ilustrada, a professora bibliotecária leu o texto que acompanha as imagens.
E finalmente...
Resolvemos fazer uma experiência. Contar a história em conjunto, com direito a efeitos sonoros bem caseirinhos!
22 de outubro de 2012
Dia Internacional da Biblioteca Escolar
Dia Internacional da Biblioteca Escolar. Hoje. Agrupamento de Escolas de Marvão. Bandeira com letras da professora bibliotecária e pintura da assistente operacional Ana Maria Vidal. Resultado final: giro!
16 alunas e 1 aluno da EBI c/JI Dr. Manuel Magro Machado ocuparam o bar da escola durante o intervalo das 15 horas para uma mobilização em torno da leitura. Coreografia ensaiada pela assistente operacional Ana Maria Vidal, a partir de um vídeo musical sugerido pela professora bibliotecária. À parte do pequeno incidente com a bandeira, mesmo no final, correu tudo bem e foi divertido.
Era nossa intenção levar esta iniciativa à escola sede do Agrupamento durante o intervalo grande da manhã. No entanto, o atraso do autocarro disponibilizado pelo Município de Marvão fez com que o grupo tivesse chegado à EBI c/JI de Ammaia já depois de ter terminado o intervalo. O bar estava praticamente vazio...
Deixamos o tema que inspirou a iniciativa. A professora bibliotecária agradece o empenho do grupo envolvido (com elementos do 5º ao 9º ano), agradece igualmente a colaboração e excelente trabalho da assistente operacional Ana Maria Vidal.
15 de outubro de 2012
Comemoração do Dia do Idoso
A Biblioteca Escolar da EBI c/JI Dr. Manuel Magro Machado recebeu hoje convidados muitos especiais, alguns dos idosos que usufruem de serviços prestados pelo Centro de Dia da Casa do Povo de Santo António das Areias. O convite foi feito pelos alunos de 5º e 8º anos, pela professora Ana Reis (Educação Moral Religiosa e Católica) e pela professora bibliotecária.
Os alunos do 8º ano começaram por ler um poema escolhido no decorrer das aulas de EMRC.
Aos alunos do 5º ano coube cantar duas canções tradicionais. Boa disposição e simpatia, características deste pequeno grupo.
Em seguida, alunos de 5º e 8º anos jogaram alguns jogos da BE com os utentes do Centro de Dia. O jogo do galo, o dominó, o loto,...
Enquanto a grande maioria jogava, dois dos nossos convidados deslocavam-se à vez a uma mesa onde os esperavam alguns materiais: pasta de moldar, palitos, uma pistola de cola e uma árvore emoldurada. Com a pasta de moldar, os utentes do Centro de Dia fizeram pequenos corações.
Em cada coração ficou escrito o nome do seu artesão.
Os corações foram colados sobre uma árvore emoldurada. O trabalho final foi mostrado pela professora Ana Reis e oferecido aos utentes do Centro de Dia.
Uma iniciativa simples com a qual pretendemos, mais uma vez, homenagear os idosos de Santo António das Areias.
Subscrever:
Mensagens (Atom)




