4 de outubro de 2011

República Portuguesa

Também na biblioteca escolar da EBI c/JI de Ammaia assinalámos a data histórica de 5 de Outubro de 1910. Mais uma vez, Gil d´Andrade e Fernandes, antigo aluno da EBI c/JI Dr. Manuel Magro Machado, fez uma apresentação sobre este tema para os alunos de 6º e 9º anos. No que respeita à turma de 6º ano, a atividade prolongou-se em contexto de sala de aula a convite da docente de História, Fernanda Fernandes. Nesse espaço, o Gil, a professora bibliotecária e a titular da turma esclareceram dúvidas, curiosidades, e ajudaram na produção dos pequenos textos que aqui publicamos.


Implantação da República (5 de Outubro de 1910)
Hoje, entre a meia-noite e a uma da manhã, celebramos o 5 de Outubro de 1910. Nesse mesmo dia foi implantada a República, terminando assim a Monarquia. Um governo governado por um Rei passou a ser um governo republicano. 
Um homem chamado José Carrilho Videira, que nasceu em Marvão em 1842 e morreu também em Marvão em 1905, foi um grande publicista da República apesar do perigo que corria por contestar a Monarquia.
Trabalho elaborado por: Rafael Gaspar, Débora Miranda, Luís Garção e João Pedro Lourenço

5 de Outubro de 1910
A 5 de Outubro de 1910 acabou a monarquia, que era governada por reis, e começou a república, que era governada por presidentes.
O primeiro presidente foi Manuel de Arriaga, atualmente o presidente é Cavaco Silva e o nosso país já teve 18 presidentes desde a primeira república até aos dias de hoje.
Trabalho elaborado por: Fábio Fernandes, Patrícia Martins, João Paulo Paz e Claudia Lapuste

A implantação da república
Foi a 5 de Outubro que deixou de haver monarquia e passou a haver república. A monarquia era um regime governado por reis, onde havia bastantes injustiças. Na monarquia não se podia escolher o rei, era um parente direto que entrava na linha de sucessão, quer as pessoas gostassem ou não.
A república é um regime político em que os eleitores podem votar no seu representante.
Trabalho elaborado por: Miguel Nunes, Daniel Sanches, Teresa Dias e Cláudia Batista

5 de Outubro
O 5 de Outubro decorreu no ano de 1910, em Lisboa, e implantou-se a primeira república em Portugal. Foi constituída por Manuel de Arriaga, Teófilo Braga, Bernardino Machado, Sidónio Pais, Canto e Castro, entre outros.
Até 1926 houve grande instabilidade política e as pessoas viviam em más condições. Em 28 de Maio Gomes da Costa chefiou uma revolta militar, pondo fim à 1ª república.
Trabalho elaborado por: James Oldershaw, Denis Lapuste, David Mouco e Afonso Sarnadas

Sem comentários:

Enviar um comentário