7 de março de 2012

"O Contador de Histórias"


O diálogo com o Município de Marvão, sobre esta iniciativa, começou no final do período passado. Por intermédio de Ana Lúcia Carrilho (Serviços de Cultura e Educação do Município de Marvão), chegou-nos a proposta de uma sessão de promoção da leitura com "O Contador de Histórias", Filipe Lopes. Ficou agendada e aconteceu... hoje!


Na EBI c/JI de Ammaia (Portagem), a iniciativa destinou-se a todos os alunos do 1º ciclo e teve lugar no ginásio.


Com a ajuda do Filipe, os alunos contaram a história "O balãozinho vermelho" de Lela Mari. Contaram do princípio para o fim e do fim para o princípio. O segredo é ter muita imaginação!


Seguiu-se a "Lua do mar", obra escrita por Nuno Lopes e ilustrada por Mafalda Milhões.


Na EBI c/JI Dr. Manuel Magro Machado todos os alunos do 1º ciclo estiveram na Biblioteca Escolar para conhecer "O Contador de Histórias" e a sessão decorreu nos mesmos moldes em que foi desenvolvida na escola sede. Publicamos algumas fotografias que ilustram os vários momentos.

De olhos fechados para ver o mar "dentro da cabeça".

Ensinando / Aprendendo a ouvir o mar "dentro das nossas mãos".
O "Gato Gatão", personagem da "Lua do mar".

Os livros que "O Contador de Histórias" ofereceu ao Agrupamento de Marvão.
A segunda obra é da autoria de Filipe Lopes e está integrada nas listas do PNL.

O Agrupamento de Escolas de Marvão (Professora Bibliotecária, docentes do 1º ciclo e órgão de gestão) agradece ao Município de Marvão e ao "Contador de Histórias", Filipe Lopes, esta bem sucedida iniciativa de promoção da leitura. Gostámos bastante!

Para que se veja "um bocadinho mais de perto", partilhamos também o vídeo de um momento mágico e divertido com o Filipe Lopes.

Sem comentários:

Enviar um comentário