Em aula de substituição com a professora bibliotecária, os alunos do 5º A da EBI c/JI Dr. Manuel Magro Machado foram convidados a particpar numa sessão de ginástica especial, ginástica de leitura. Ante tão invulgar proposta, o grupo estranhou e depois participou com o entusiasmo próprio de quem experimenta uma novidade.
Com o grupo sentado em círculo, a professora bibliotecária explicou a actividade retirada do banco de ideias da Casa da Leitura (Fundação Calouste Gulbenkian) e foi distribuido o texto a trabalhar, "Centopeia" de Álvaro Magalhães, retirado da obra "Histórias pequenas de bichos pequenos".
Os alunos leram em voz alta ao mesmo tempo que andavam de lado, para trás, muito depressa e muito devagar.
Continuaram a ler deitados de barriga para baixo e de barriga para cima.Leram pelo texto do vizinho da direita e depois pelo texto do vizinho da esquerda.
Leram com um olho tapado.
Leram com o nariz tapado e depois, mais difícil, com um olho e o nariz tapados.
Leram com o braço por trás da cabeça e a segurar uma orelha.
Leram apoiados apenas num pé e, depois, costas com costas de um colega.
Terminadas as leituras, convidados pela professora bibliotecária, os alunos ocuparam os seus lugares em frente do quadro interactivo. Foram trocadas algumas ideias sobre o texto lido e sobre a actividade.Cada aluno ajudou, em seguida, a completar uma tabela sobre as formas de leitura experimentadas. Para preencher tinham duas colunas: "forma de ler preferida" e "porque é...".
No final os alunos concluíram que, seja qual for a posição de leitura escolhida/preferida, o importante é existir conforto e concentração.
Foi uma aula de substituição diferente e divertida!
Gostei da ideia. Vou experimentar com os meus alunos, como uma actividade diferente para a semana da leitura.
ResponderEliminarObrigada pela partilha.