24 de março de 2011

Semana da Leitura 2011 - Dia 4

Os alunos do 6º ano da EBI c/JI de Ammaia (Portagem) passaram a manhã de hoje na EBI c/JI Dr. Manuel Magro Machado (Santo António das Areias). Acompanhados pelas professoras Ana Pinheiro e Fernanda Fernandes, estiveram na Biblioteca Escolar para apresentar aos colegas de 5º e 6º anos a história "Winnie the Witch", que já tinham apresentado ao 5º ano da EBI c/JI de Ammaia (Portagem). Fizeram a leitura em inglês e ofereceram aos colegas duas folhas de actividades nesta língua.
Depois, para receber convenientemente os convidados, os alunos de 5º e 6º anos da EBI c/JI Dr. Manuel Magro Machado (Santo António das Areias) foram mostrar-lhes a Escola.
Os alunos da EBI c/JI de Ammaia (Portagem) regressaram à Biblioteca Escolar da EBI c/JI Dr. Manuel Magro Machado (Santo António das Areias) e a professora bibliotecária explicou as várias zonas de uma BE. Em seguida, os alunos escolheram uma zona para utilizar recursos. No final da manhã ficou a vontade de participar em mais actividades que envolvam alunos de ambas as escolas do Agrupamento de Marvão.

***

Após o almoço, na Biblioteca Escolar da EBI c/JI de Ammaia, os alunos de 5º e 6º anos encontraram-se para recitar poesia retirada de duas obras do Plano Nacional de Leitura, "Real...mente" e "Os Animais Fantásticos". Esta actividade foi uma proposta da professora Fernanda Fernandes.
O ambiente foi de verdadeira descoberta entusiasmada dos livros, já que os alunos de 5º e 6º anos trocaram entre si as obras de Teresa Guedes e José Jorge Letria. O vídeo que se segue ilustra um dos momentos divertidos da actividade, a leitura do poema "Lua" da obra "Real...mente" de Teresa Guedes.


Deixamos este engraçado poema aqui no blogue e aconselhamos vivamente a leitura deste livro!

É ou não é um texto divertido?

1 comentário:

  1. Estas iniciativas " aquecem-me" o coração...E de certa forma garantem-me um futuro promissor para os jovens participantes. Porquê?! porque me dão a certeza de conseguirem interpertar qualquer texto.Contratos, revistas, estudos... tudinho.

    ResponderEliminar