Tradição é tradição! E uma das nossas tradições, aqui na Biblioteca Escolar da EBI c/JI Dr. Manuel Magro Machado, é convidar os alunos do 1º ano a passar uma tarde connosco para conhecer todos os cantinhos da BE. Na verdade, desde que iniciaram o ano lectivo, quase todos os meninos e meninas deste grupo visitam autonomamente a Biblioteca diariamente. É muito bom!
Chegaram às 13h15 minutos e foram recebidos pela professora bibliotecária.
Acompanhados pela professora Ludovina Portilheiro, entraram na BE e conheceram o objectivo da ida à BE nessa tarde.
Em cada uma das zonas da BE conheceram as regras, responderam a questões e colocaram dúvidas.
Fomos parando nos vários espaços da Biblioteca e conversando sobre a sua utilidade.
Encontrámos o cantinho onde as estantes, as cadeiras e a mesa são mais baixas que as restantes da nossa BE. É o cantinho da Literatura Infantil.
O cantinho das televisões, já bem conhecido destes pequenos utilizadores da BE, deu para uma longa conversa.
Terminada a visita guiada, fomos sentar-nos e conversámos sobre livros.
Alguns são grandes e pesados, outros pequenos e leves!
Folheámos alguns dos livros expostos junto da professora Paula Morgado e demos mais atenção à obra "Gosto de ler!", um pop-up de Katie Saunders. A partir deste livro, a professora Paula entrevistou cada um dos alunos do 1º ano e descobriu os seus hábitos de leitura, alguns bem engraçados!
(É preciso clicar na imagem para aumentar o tamanho!)
Depois da entrevista, com a ajuda da obra "Oh!" de Josse Goffin, os alunos do 1º ano descobriram que sabem ler livros apesar de não saberem ainda escrever e ler textos. Concluíram, depois de terem inventado uma história fantástica para as ilustrações desta obra, que podemos usar a nossa imaginação quando queremos ler desenhos.
Mesmo antes de regressar à sala de aula com a professora Ludovina Portilheiro, cada aluno recebeu o cartão de utilizador da Biblioteca Escolar.
À saída, a Mariana despediu-se com uma gentileza:
"A visita de estudo à Biblioteca foi divertida."
Sem comentários:
Enviar um comentário