14 de fevereiro de 2011

O São Valentim no Centro de Dia

Começámos a preparar este momento na semana anterior, hoje fomos visitar os utentes do Centro de Dia de Santo António das Areias. A professora bibliotecária, a professora dos apoios educativos (Susana Alves) e o professor de Língua Portuguesa (Manuel Graça) acompanharam os alunos do 5º ano da EBI c/JI Dr. Manuel Magro Machado. O delegado e a subdelegada de turma transportaram o cartaz que oferecemos aos utentes do Centro de Dia.
Uma outra aluna, porta-voz da turma, explicou cada fotografia no cartaz. O conjunto de imagens mostra como surgiram os corações e poemas que os alunos levaram hoje para o Centro de Dia, explica-se assim a actividade desenvolvida na semana anterior no espaço da biblioteca.
Em seguida, cada aluno da turma leu aos utentes do Centro de Dia os versos escritos sobre o amor. Depois da leitura, os alunos escolhiam um utente a quem entregavam o coração previamente feito na BE.  
Terminada a leitura de todos os poemas, os alunos perguntaram aos utentes do Centro de Dia o que significa para eles a palavra "amor". Alguns dos idosos expressaram as suas opiniões.
Antes de regressarem à Escola, os alunos do 5º ano tiveram uma surpresa. Os utentes do Centro de Dia ofereceram a cada elemento da turma um porta-chaves feito pelos próprios idosos com a ajuda da Drª Armanda (Assistente Social).
Já na Escola, dentro da Biblioteca Escolar, sentámo-nos todos para fazer o balanço da actividade. Professores e alunos foram unânimes no afirmar do valor desta iniciativa.

Sem comentários:

Enviar um comentário