19 de novembro de 2010

Começou hoje. É novidade. É aliciante.

Os alunos do 4º ano da EBI c/JI Dr. Manuel Magro Machado e os alunos do 4º ano da EBI c/JI de Ammaia estiveram hoje na Casa da Cultura de Marvão. A proposta partiu da professora bibliotecária do Agrupamento de Escolas de Marvão e da Assessora da Casa da Cultura de Marvão, integrando-se no pacote de acções que a Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas propõe anualmente às bibliotecas municipais e escolares. Acompanhados pela professora bibliotecária, pela Nádia Mimoso (assistente operacional da BE de Santo António das Areias), pela professora Carla Salgueiro (docente titular do 4º ano de Santo António das Areias) e pela professora Teresa Reis (em substituição da docente titular do 4º ano da Portagem), os 25 alunos conheceram um senhor muito especial.
O Senhor B (personagem criada pelo actor João Lizardo), é um senhor muito antigo e muito culto. Valoriza bastante a leitura e reconhece a grande importância da Internet, das novas tecnologias, no mundo em que vivemos. Apresentou aos alunos e professoras presentes na Casa da Cultura de Marvão o seu clube, "O Clube do Senhor B", um espaço online onde alunos e professores participam ao longo do ano lectivo em várias actividades no âmbito da promoção da leitura e literacia tecnológica/digital.
As duas turmas foram convidadas a adoptar um nome de membro: "os Piano" para os alunos de Santo António das Areias e "os Reco-reco" para os alunos da Portagem. A nível nacional, este clube tem 40 turmas com nomes de instrumentos musicais e forma, obviamente, uma orquestra completa!
Entre outras solicitações divertidas, o Senhor B pediu às duas professoras das turmas de 4º ano que criassem uma história curta baseada num acróstico, a tarefa foi cumprida e cada professora leu a sua história. Os alunos comprometeram-se a fazer ilustrações sobre as histórias. Como se pode ver pela imagem, os alunos de Santo António das Areias já terminaram o "trabalho de sala de aula" e o conjunto de ilustrações está prontíssimo para enviar para a caixa de correio electrónico do Senhor B! Deixamos ao respeitável senhor a difícil tarefa de seleccionar a ilustração que ficará publicada no blogue do clube. E prometemos ser membros muito activos neste aliciante clube!

1 comentário:

  1. O senhor B tem que ter uma forma analitica muito eficaz, porque me parece que as duas turmas se vão esforçar para dar a seu melhor. Por isso, há que trabalhar. Bora lá meninois e meninas!!!

    ResponderEliminar