28 de janeiro de 2011

"Brincando" com o quadro interactivo

Os alunos do 4º ano estiveram hoje na Biblioteca Escolar da EBI c/JI Dr. Manuel Magro Machado para participar em mais uma actividade no âmbito do projecto anual "Clube do Senhor B". Elaborámos uma lista de livros favoritos para enviar ao Senhor B, mas recorremos às novas tecnologias!
A professora bibliotecária apresentou o quadro interactivo e partimos de uma página em branco.
Com a ajuda da professora bibliotecária, o primeiro aluno a chegar perto do interessante aparelho copiou da Internet uma fotografia do Senhor B e colou-a na página em branco. Foi também preciso reduzir o tamanho da imagem, tarefa concretizada pelo aluno.
E seguiu-se o momento mais esperado, pegar na caneta do quadro interactivo e começar a escrever com ela! Um de cada vez, todos os alunos do 4º ano referiram o livro favorito e apresentaram razões para a escolha, depois registaram o título nas páginas criadas no quadro.
Encheram quatro páginas e ilustraram a quinta, cada aluno pôde desenhar um elemento no desenho final. A professora bibliotecária reuniu as páginas, aplicou um fundo e um título.
No final da actividade, o grupo "Piano", nome atribuído à turma pelo Senhor B, fez pose para a fotografia de grupo.
Foi divertido escrever no quadro interactivo e, numa próxima oportunidade, poderemos experimentar as ferramentas mais complexas.

5 comentários:

  1. Parece que foi uma actividade interessante e divertida!!!Assim que fui buscar a Inês ela contou-me logo!!!!!!!

    ResponderEliminar
  2. o alexandre gostou do que viu ficou com pena de nao estar la mas estava doente fica para a outra oportunudade

    ResponderEliminar
  3. Olá, Sónia e Cristina. :o)

    Foi engraçado, sim. E será muito pertinente continuar a explorar o quadro interactivo com uma turma tão interessada. Para além do Alexandre, faltou também a Dulce. Andamos todos constipados!

    ResponderEliminar
  4. A Leonor e a Beatriz vinham entusiasmadas. Bem, cada vez fico mais a anos luz destas inovações. Contudo espero que estes formandos, me ensinem com dicas fáceis. È excelente o trabalho desenvolvido.Sem mais...

    ResponderEliminar
  5. O quadro interativo é uma das mais enovadoras tecnlogias no setor da educação!No ActivBlog pode descobrir melhor o mundo desta nova tecnlogia aprendendo o funcionamento do softwarre do ACTIVBOARD, o ACTIVINSPIRE!
    Torne-se seguidor/a do Activblog e mantenha-se a par das novidades!
    Visite: www.activestudos.blogspot.com

    ResponderEliminar