27 de janeiro de 2011

Comemoração do Dia da Escola

Comemorámos hoje o Dia da Escola na EBI c/JI Dr. Manuel Magro Machado. Com o objectivo de prestar uma singela homenagem ao patrono, o Dr. Manuel Magro Machado, contámos com a presença da sua neta, Teresa Machado. As fotos e vídeos que se seguem marcam os momentos da tarde de hoje.
Dando continuidade à tradição, começámos com o hastear da bandeira da Escola ao mesmo tempo que os alunos do 2º ciclo cantavam o hino da EBI c/JI Dr. Manuel Magro Machado. Este ano a bandeira subiu pelas mãos do professor Carlos Castelinho, Presidente da Comissão Administrativa Provisória do Agrupamento de Escolas de Marvão.
Os alunos do 2º ciclo tiveram acompanhamento instrumental por parte dos professores Francisco e Alexandra.
Em seguida, o refeitório vazio de mesas encheu-se de alunos, professores e funcionários. 
O professor Carlos Castelinho e a professora Isabel Junceiro (Coordenadora de Projectos do Agrupamento) fizeram uma introdução à comemoração e sua pertinência.
Entrou o grupo de ensino pré-escolar da educadora Lourdes. Cada aluno trazia na mão uma colorida flor de papel previamente elaborada na sala de aula.
O grupo de ensino pré-escolar da educadora Manuela vinha igualmente preparado para a ocasião.
Com muita coragem e empenho, um por um, aproximaram-se do microfone e disseram o que significa a escola. Cada um ofereceu a Teresa Machado, neta do patrono da Escola, a flor de papel feita na sala de aula. Todas as flores tinham numa folhinha a frase dita pelos alunos.

Seguiu-se a intervenção de Teresa Machado, que descreveu o percurso profissional do seu avô.
Os alunos do 4º ano colocaram a Teresa Machado algumas questões sobre o patrono da Escola. Este trabalho foi previamente preparado em sala de aula com a professora Carla Salgueiro.
Antes do tradicional lanche com um delicioso bolo confeccionado pelas funcionárias do refeitório (Maria João Marques, Esperança Rosado e Fátima Ramos), algumas alunas do 1º, 2º e 3º ciclos apresentaram uma coreografia que prepararam especialmente para o Dia da Escola. Este trabalho foi preparado por Ana Vidal, funcionária da EBI c/JI. Dr. Manuel Magro Machado, e a maquilhagem do grupo de dança teve o apoio da funcionária Luzia Vaz.

A EBI c/JI Dr. Manuel Magro Machado agradece a presença de Teresa Machado e a colaboração de todos os alunos e professores envolvidos nesta comemoração.
Fica ainda o agradecimento a outros funcionários que deram um importante contributo:

António Gonçalves - Som
Joaquina Anselmo, Nádia Mimoso e Maria da Luz Dias - Organização do refeitório

1 comentário:

  1. Parabéns! Esteve tudo muito bem!!!!
    É sempre bom um dia assim bem organizado e divertido para todos!

    ResponderEliminar