10 de janeiro de 2011

Quem conta um conto...

Divulgámos há algum tempo atrás uma iniciativa resultante da parceria entre o Semanário Sol e o Plano Nacional de Leitura, isto é, a oferta às escolas da colecção "Clássicos Portugueses Contados às Crianças" e a proposta de participação no concurso "Quem conta um conto acrescenta um ponto". O Agrupamento de Escolas de Marvão participará nesta iniciativa e os trabalhos estão já em preparação na EBI c/JI Dr. Manuel Magro Machado e na EBI c/JI de Ammaia.
Os alunos de 5º ano da EBI c/JI Dr. Manuel Magro Machado estiveram hoje na Biblioteca Escolar com o professor de Língua Portuguesa, Manuel Graça, para participar nesta actividade de leitura e escrita. A professora bibliotecária explicou o concurso e apresentou a colecção de "Clássicos Portugueses Contados às Crianças".
Os alunos observaram as capas, folhearam as obras e escolheram o título que mais lhes chamou a atenção. Cada um ficou com um livro.
E seguiu-se um momento de leitura silenciosa.

Houve recurso ao dicionário sempre que uma palavra mais complicada atrapalhava a leitura!
No final, dois alunos recontaram oralmente as obras que escolheram: "Uma Família Inglesa" e "Auto da Barca do Inferno". Na próxima vinda à biblioteca os alunos continuarão a actividade, escreverão um conto que dê seguimento aos livros lidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário